Campinho da Independência

Distante 13 km do trevo de Paraty, a comunidade do Campinho foi reconhecida como comunidade quilombola e hoje promove projetos ligados à preservação dos costumes e tradições.

Construída no ano de 1999 pela AMOC em parceira com a APA do Cairuçu/IBAMA, a trilha ecológica, com percurso de duas horas de duração, e mirante com vista a baía de Paraty, mostra uma das paisagens mais belas de Paraty.

Acompanhados pelos monitores ambientais capacitados na própria comunidade, encontramos na trilha espécies nativas da nossa fauna e flora e uma bela cachoeira ao final do percurso que recompõe as energias de quem ainda vai conhecer outros atrativos na comunidade, que também oferece belos produtos em artesanato. Cachoeiras: do Tombo e Toca do Boi.

A comunidade quilombola realiza o Encontro da Cultura Negra todo mês de novembro, em comemoração ao dia da consciência Negra (20).

A extensa programação inclui oficinas, manifestações culturais, ciranda, shows musicais, dança, palestras, exposição do artesanato local, entre outros. A comissão organizadora aproveita para convidar todos os paratienses e visitantes para o grande evento cultural.

A realização do evento se deve graças ao título da terra aos quilombolas, como forma de melhor agregar a comunidade, resgatando seus valores tradicionais intrínsecos. O resgate de suas danças tradicionais, especialmente o jongo e a capoeira, vêm se destacando entre os jovens como a afirmar suas raízes. A iniciativa tende a valorizar a cultura local, criando nos jovens o interesse por sua preservação.

Mais informações: http://quilombocampinhodaindependencia.blogspot.com.br/

Veja lista de outros Passeios