Ilhas do litoral norte de Paraty

Principalmente por sua exuberante beleza, recomenda-se conhecer a baía de Paraty, seja de lancha, saveiro, escuna ou mesmo num pequeno barco de pesca.

Ilha Sapeca

Fica entre a Ilha do Malvão e a Ilha Comprida, a 40 minutos do cais de Paraty. É também conhecida pelo nome de Ilha do Sapê. Caracteriza-se pela existência de inúmeras formações rochosas, habitat natural de várias espécies marinhas. Suas águas claras, limpas e transparentes permitem observar a intensidade da vida subaquática, com muitos cardumes coloridos e peixes pelágicos, constituindo excelente pesqueiro. Sua pouca profundidade constitui um verdadeiro paraíso para mergulhadores iniciantes. O atracamento é facilitado por enorme bloco de pedra existente ao lado do antigo pier de madeira. É um dos lugares mais visitados pelos saveiros que cruzam a Baía de Paraty. Pequena trilha na encosta conduz ao alto da ilha (45m), verdadeiro mirante natural com belo visual sobre a região. Acesso marítimo pelo cais de Paraty.

Ilha do Araújo

Entre a Ponta da Praia Grande e a Ponta do Rosa, em frente ao Saco Grande, a 6 milhas de Paraty. É um domínio representativo da Mata Atlântica, com embaúbas, guapuruvus e aroeiras, entre palmeiras, coqueiros e amendoeiras, onde vivem pequenos animais, alguns tipos de macacos e muitos pássaros. Na Ponta da Baleia, ao norte da ilha, há uma criação de mexilhões pertencente ao Sr. José da Pousada dos Navegantes. Possui vários condomínios, escola rural, igreja, bares e até uma pousada. A comunidade pesqueira realiza, anualmente, a Festa do Camarão (junho) e a Procissão Marítima de São Pedro e São Paulo (julho), com direito à Benção dos Anzóis, missa realizada em pleno mar. Em torno da ilha existem 4 lindas praias: Salvador Moreira e Pontal (leste) e Tapera e Brava (oeste). Acesso pelo cais de Paraty e também pelo cais da Praia Grande.

Ilha do Ventura

Entre a Ilha das Cabras e a Ilha das Palmas, próxima à Pedra da Graúna, a 60 minutos de barco de Paraty. Possui intensa cobertura vegetal, dominada pela vegetação primitiva, com árvores de pequeno, médio e grande porte, remanescente da Mata Atlântica, pontilhada por palmeiras e coqueiros. Possui apenas uma pequena e acolhedora praia, com extensão de 20m, sombreada por pitangueiras. Foi declarada, extra-oficialmente, em 1990 área franqueada para a prática do nudismo, embora ainda pouco frequentada por naturistas. Suas águas tranquilas são de pouca profundidade (5m), ideais para mergulhos de observação. Sua maior elevação possui apenas 42m. Acesso marítimo por Tarituba, Praia Grande ou pelo cais de Paraty.

Ilha do Pico

Em frente ao Saco da Barra Grande, próxima à Ilha Redonda, à 100 minutos de barco de Paraty. Sua densa e compacta vegetação nativa é povoada por pequenos animais silvestres e frequentada por várias espécies de aves migratórias que a utilizam como ponto para pernoite, pouso transitório e fonte de alimentação. Constitui excelente ponto pesqueiro, devido à presença de grandes blocos de pedras, isoladas ou agrupadas, onde são encontrados garoupas, robalos, badejos, tainhas, vermelhos e cambiras. Possui convidativa praia com cerca de 50m sombreados por aroeiras, de areia clara e fina, banhada por águas límpidas, ideal para banhos. Local de parada para alguns saveiros que circulam pela região.

Ilha do Cedro

Entre a Laje Preta e a Ilha do Caroço, na altura da Praia do Taquari, a 115 minutos do cais de Paraty. Sua cobertura é formada de árvores de pequeno e médio porte, onde podem ser vistos representantes da Mata Atlântica. Nela existe acolhedora praia com extensão de aproximadamente 50 metros, de areias amarelas e finas, banhadas por águas calmas, indicada para banhistas e sombreada por árvores copadas. Sua orla muito pedregosa é muito frequentada por praticantes da caça e pesca submarinas, bem como mergulhadores de observação e pescadores. Sua altitude máxima não atinge 50m. Acesso pelo cais de Paraty.

Ilha dos Pelados

Localizada a 900 metros da costa da Praia de São Gonçalo, a ilha possui 108.000 m2 com 4 praias rasas e fonte de água mineral.

 

 

Ilha do Breu

Localizada no Saco da Tarituba, a cerca de 34 Km de Paraty. Da praia de Tarituba, a travessia dura 15 minutos em embarcação própria da ilha, que oferece pousada, bar e restaurante.

 

 

Voltar à lista de Passeios