Agenda 21 de Paraty realiza fóruns temáticos

A Agenda 21 de Paraty, mais do que um documento, é um arranjo institucional, um pacto social para o desenvolvimento local Integrado e sustentável do município.

Composto por mais de 20 instituições, a Rede DLIS-Agenda 21 de Paraty tem como missão atualizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável criado no ano 2000, e homologá-lo através de lei municipal como o documento oficial que irá nortear as ações e projetos futuros.

A rede DLIS de Paraty, em 11 anos de existência, possibilita uma ampla reflexão sobre a relação do indivíduo com a sociedade e com o ambiente em que vive. Ao longo deste tempo, alguns planos, projetos e campanhas vêm sendo realizados através de planejamento participativo e de gerenciamento integrado: Vivência Paraty, Revitalização do Caminho do Ouro, Gastronomia Sustentável, Carbono Compensado, Bolsas Retornáveis e a campanha – Não Jogue seu óleo pelo ralo.

Com a chancela do Passaporte Verde este conjunto de projetos habilita Paraty e a região da Costa Verde como referência em Agenda 21 para o mundo e para a RIO+20.

A criação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, no ano 2000, reuniu representantes dos mais diversos setores da sociedade para elaborar o plano DLIS, que teve como objetivo diagnosticar, identificar e sugerir projetos e programas. A tarefa de revisar o Plano Diretor do municipio foi a primeira meta. Nesta revisão, foram inserido os critérios de participação comunitária e conceitos de sustentabilidade, tendo como referência o estatuto da cidade – na época, ainda em discussão no congresso nacional. Entre as contribuições às politicas publicas promovidas por este forum destacam-se: O orçamento participativo; a implantação do médico de familia; a revitalização do caminho do ouro e o plano diretor de turismo.

Em 2009, reconhecendo a importância deste movimento, o governo municipal aprovou a lei n. 1.722, oficializando o Fórum DLIS como o espaço de construção da Agenda 21. Com toda esta trajetória, o Fórum DLIS- AGENDA 21 DE PARATY afirma-se hoje como um movimento institucional e comunitário, promotor de políticas públicas comprometidas com a equidade e a sustentabilidade das gerações futuras. E você, que é um cidadão, também tem o direito de ajudar a escrever este futuro.

Participe do Fórum DLIS – Agenda 21 de Paraty.

 

   Fórum DLIS Agenda 21 de Paraty

Calendário de Reuniões Ordinárias – 2012
Horário: 14h00 – Local: Casa da Cultura

Mês Reunião do Órgão Diretivo

Propostas de Fóruns Temáticos

Janeiro 01
Fevereiro 08 15
Março 21 5 – Projeto Orla e Passaporte Verde
Abril 11 19 – Coleta Seletiva e Reciclagem
Maio 23
Junho 13 20 – Revisão do Plano Diretor
Julho 19
Agosto 10 15 – Paraty Cunha
Setembro 19
Outubro 11 18 – Saneamento Básico
Novembro 21
Dezembro 12 – Retrospectiva do ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


7 − cinco =