Festival da Cachaça

Durante quatro dias, sempre no mês de agosto, Paraty realiza uma das maiores festas dedicadas à aguardente no país. O Festival da Cachaça celebra o produto que tornou a cidade famosa já em tempos coloniais, despertando o ciúme da bagaceira lusitana. Acompanhada de eclética programação musical, a aguardente poderá ser apreciada em sua versão mais original, em meio ao cenário secular de Paraty.

 Além da área de shows musicais, o festival contará com Concurso de Drinques, Vila Caiçara, oficinas, exposição de artesanato, barracas com comidas e doces típicos, e muito mais. A expectativa da Sectur é de que cerca de 40 mil pessoas circulem pelo local.

Já tradicional na cidade, o evento reúne pessoas de diversas regiões do Brasil e até do exterior interessadas em conhecer um dos produtos que movimentou a economia no tempo do Brasil Colônia. E é nesse clima de inverno que os apreciadores da “purinha” terão a oportunidade de experimentar os mais variados sabores da aguardente de Paraty. Dos oito alambiques existentes na cidade, a grande maioria já confirmou participação no festival.

Em mais de 30 anos de existência, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores se consolidou como um dos mais importantes eventos turísticos de Paraty. Criado para promover a excepcional qualidade da cachaça paratiense, o evento impulsionou o surgimento de novos alambiques e destilarias, bem como motivou o Ministério da Agricultura a reconhecer a região como Indicação de Procedência, concedendo o Selo de Qualidade a um de seus produtos, em 2007. O festival permite não apenas a degustação e a venda da aguardente, mas, também, o consumo de seus produtos culinários típicos e, ainda, a apreciação e a vivência da cultura local.

A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap), unida ao Governo Municipal, realiza o evento de maior visibilidade do calendário turístico.  Atraindo milhares de turistas a cada ano e com isso movimentando a economia local, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores serve também para firmar a cachaça como bebida de todas as classes sociais e, dessa forma, garantindo lugar de destaque na mesa dos brasileiros.

Conheça o roteiro dos engenhos