Off Flip

Evento realizado através de convênio firmado entre Instituto Silo Cultural e Prefeitura de Paraty. Através dos Encontros Literários paralelos ao grande evento Flip, e do Prêmio OFF FLIP de Literatura – pelo Selo Off Flip, a OFF FLIP se fundamenta em agregar manifestações culturais variadas, criando e difundindo cada vez mais um circuito de produção alternativa de cultura do Brasil.

A OFF FLIP tem o mérito de ter instituído o primeiro prêmio literário da cidade de Paraty e sua programação complementa em muitos aspectos a programação do evento oficial. Sobretudo, cultiva a idéia de preservar e valorizar a cultura, as artes e a literatura de Paraty e de simultaneamente abrir um caminho de encontro e interação com culturas de outros lugares. Nas edições anteriores, reuniu participantes do importante movimento da Rede Caiçara de Cultura, promovendo o resgate das tradições culturais do litoral sudeste do Brasil, e ainda, homenageou escritores locais como Zezito Freire, Irma Zambrotti, Luis Perequê, Diuner Mello, Themilton Tavares, Jorge Miguel e Marina de Mello e Souza em saraus onde foram lidos textos e realizadas apresentações, tendo por base a produção artística e a contribuição dessas personalidades à vida cultural da cidade.

Na programação deste ano, escritores e público participam de encontros de leitura, debates, lançamentos e sessões de autógrafos. O Café Literário e a Conversa de Botequim reunem cerca de 50 autores em duas edições de debates.

www.offflip.paraty.com