Ithamara Koorax se apresenta em Paraty

“Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax” em duas apresentações na Casa da Cultura de Paraty, dias 10 e 11 de fevereiro.

Incensada pelo New York Times e eleita, por dois anos consecutivos, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo pelos leitores das revistas DownBeat, Swing Journal e Jazz People – ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson, ITHAMARA KOORAX é hoje uma das artistas brasileiras de maior sucesso no exterior. O crítico Frank-John Hadley, da DownBeat, sentenciou: “Ithamara Koorax é uma das mais belas vozes da criação”. E seu mais recente CD, “O Grande Amor”, contemplado com a cotação de quatro estrelas e meia pela DownBeat, foi eleito um dos melhores lançamentos de 2011 por diversas revistas especializadas.

Agora, dias 10 e 11 de fevereiro de 2012, às 20hs, na Casa da Cultura de Paraty, a cantora volta a enveredar por outro repertório no espetáculo “Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax – Opus III”, que ela já apresentou diversas vezes em recitais na Europa. Ao lado do pianista Filipe Bernardo e do violonista Rodrigo Lima, ela se dedica a um programa que vai do compositor alemão Richard Wagner ao nosso Villa-Lobos, passando também por obras de Chopin, Fauré, Ravel, Debussy, Rachmaninoff, Delza Agrícola, Chiquinha Gonzaga e Claus Ogerman.

Buscando a popularização da música clássica e erudita com o estímulo à formação de novas plateias, o projeto “Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax III” – com patrocínio da Eletronuclear – terá três ensaios abertos ao público, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, às 15horas, na Casa de Cultura de Paraty, além de três workshops que serão realizados em escolas de Paraty. Ao ministrar as Aulas Práticas de Interpretação e Técnica Vocal, a cantora irá tratar de vários temas importantes relativos à voz – seu instrumento – e muitos assuntos que circundam a atividade vocal.

Incluida entre as melhores cantoras da história do jazz na enciclopédia “The Jazz Singers” (organizada pelo historiador norte-americano Scott Yanow), a biografia de Ithamara atesta sua versatilidade, desafia rótulos e não se prende a estilos. “Gosto de todos os gêneros e acredito que a boa música é atemporal e universal, não conhece barreiras,” afirma a cantora.

Ao longo de sua carreira, Ithamara já tocou e gravou com nomes como Tom Jobim, Elizeth Cardoso, Luiz Bonfá, Larry Coryell, Claus Ogerman, Dave Brubeck, John McLaughlin, João Donato, Hermeto Pascoal, Sadao Watanabe, Eumir Deodato, Dom Um Romão, Edu Lobo, Gonzalo Rubalcaba, Peter Scharli, os grupos Os Cariocas e Azymuth, e as Orquestras Petrobrás e Jazz Sinfônica. Lançou 15 CDs, participou de outros 200 discos, gravou oito trilhas para cinema e dez temas para novelas da TV Globo.

Ithamara Koorax já se apresentou em alguns dos principais palcos do planeta – do Teatro Municipal (Rio) ao Jazz Café (Londres), do Martinus Concert Hall (Helsinki) ao Carreau du Temple (Paris), do EBS Space (Seul) ao Sanyo Hall (Tokyo), do U Stare Pani (Praga) ao Mahogany Hall (Berna), do Unterfahrt (Munich) ao Moods (Zurich), passando pela Sala Cecília Meirelles, Mistura Fina, Bourbon Street e Citibank Hall, festivais de jazz em países como Sérvia, Bulgária, República Tcheca, Portugal e Inglaterra (no prestigiado “Camden Town Jazz Festival”), além de ter realizado sete excursões pelo Japão e Coréia.

Serviço:

Show: “Música Clássica na Voz de Ithamara Koorax”

Data: 10 e 11 de fevereiro de 2012

Local: Casa da Cultura de Paraty – Rua Dona Geralda, 177 – Centro

Histórico. Tel (24) 3371 2325.

Ingressos: Entrada franca.

 

Ensaios Abertos: 9,10 e 11 de fevereiro, 15h, Casa da Cultura de Paraty

Workshops: 13,14 e 15 de fevereiro, 15h, Colégio Cembra

 

Mais informações: www.ithamarakoorax.blogspot.com