Surucuás

Conheça mais sobre o Surucuá, uma ave que frequenta todo o município de Paraty, desde as montanhas até as florestas da região costeira.

Cientificamente são aves da família dos Trogonídeos (Trogonidae), sendo dividido em duas subespécies: Trogon surrucura, com barriga vermelha e pálpebras laranjas, e Trogon surrucura aurantis que apresentam barriga alaranjada e pálpebras amarelo-alaranjadas. Visualmente ocorre diferenciação entre machos e fêmeas, dimorfismo sexual, tendo os machos a parte de cima azul ou verde e  fêmeas em cinza ou pardo.

A aparência da parte interna da cauda também chama muito a atenção devido ao seu padrão em branco e preto quando com a cauda fechada. Seu canto é bem característico e de fácil reconhecimento após de algumas experiências de contato com essas aves.

No período de reprodução costumam nidificar (construir o ninho) em cupinzeiros, e este trabalho é dividido pelo casal.

Podemos ficar tranquilos em relação à sua preservação, devido a não estarem inclusos na lista de animais em perigo de extinção, e que assim permaneçam. Conversando com moradores de várias regiões de Paraty não é difícil encontrar alguém que conheça essas aves, minhas experiências pessoais de visualização foram na região entre Ponta Negra e Martin de Sá (Reserva Ecológica da Juatinga), Paraty Cunha (Parque Nac. da Bocaina). Já a vocalização (audição de cantos e sons) se deu em várias oportunidades, pois nem sempre que ouvimos as aves ou outros animais, temos a chance de vê los.

Para que vocês possam se divertir um pouco identificando as aves e seus sons segue um link bem legal para pesquisar:

http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/publicacoes/Pass500/BIRDS/1eye.htm  

Nele vocês podem pesquisar e identificar as mais variadas aves com seus hábitos, cores e sons, lembrando que os nomes podem variar conforme a região do Brasil, já que são nomes populares. Para quem se interessar, o nome científico é muito útil para pesquisas, e também são apresentados neste link.

Até breve!

Sérgio Vieira

A agência  Descubra Paraty é parceira do Portal Paraty.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


7 − três =