Estrada Paraty-Cunha

A Paraty-Cunha, é o acesso mais curto entre São Paulo e Paraty. A beleza natural é um dos atrativos da estrada, que faz parte da lista de roteiros mais procurados por turistas, por reunir também sobrados coloniais, pousadas, bons restaurantes, cachoeiras para banho e ateliês de arte. Pelos 47 km que ligam Cunha a Paraty há um trecho de 9 km de terra que passa por dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina interditado por falta de manutenção. Pela Rodovia Presidente Dutra, quem usa a saída de São José dos Campos sentido Caraguatatuba/ Ubatuba roda 310km. Quem usa a saída Taubaté/ Ubatuba faz 290 km e quem escolhe ir por Guaratinguetá/ Cunha percorre 265km até chegar em Paraty.

Poço Tobogã: Estrada Paraty Cunha, Bairro do Penha, 9 km de Paraty. Possui três saltos, o maior de 3 m de altura. Piscina natural rasa, a maior com 40 m2, com escorregas e duchas.Poço do Inglês: Estrada Paraty Cunha, Bairro da Ponte Branca, 4 km do centro, logo depois da ponte que atravessa o Rio Perequeaçu, à esquerda de quem sobe a Estrada Paraty Cunha.

Cachoeira da Pedra Branca: Estrada da Pedra Branca, 11 km do centro, entrando à direita logo depois da ponte sobre o rio Perequeaçu na Estrada Paraty Cunha. Possui dois saltos com aproximadamente 5m de altura.

 Caminho do Ouro: A trilha dos índios Guaianá – pré-cabralina – tornou-se um dos primeiros caminhos de penetração no território nacional, originando diversas cidades em seu interior e a conquista do ouro. Depois, com a construção de um novo caminho em linha reta do Rio de Janeiro a Minas, a estrada perdeu sua razão de ser. Hoje está preservado em seu traçado original e em seu calçamento de pedras, sendo passeio obrigatório para os visitantes.

 

A Estrada Paraty-Cunha, também chamada Estrada Velha da Serra, liga Paraty a Minas Gerais pelo trajeto chamado Estrada Real. O projeto turístico Estrada Real foi formulado em 2001 pelo Instituto Estrada Real com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais. Elas se estendem por mais de 1.400 quilômetros, distribuídos por três vias principais. O Caminho Velho (Estrada Velha) liga Paraty a Ouro Preto, Minas Gerais, passando por Cunha, São João del-Rei e Tiradentes;

Voltar à lista de passeios