PARATY TRAIL RUN ABRE A TEMPORADA DO ESPORTE DE AVENTURA EM PARATY

A terceira edição da corrida de montanha que passa pelas belas paisagens do Saco do Mamanguá, em Paraty, abre a temporada 2012 de esportes de aventura na região da Costa Verde, parte do Circuito Paraty Multisport que objetiva o desenvolvimento do esporte regional, o fomento às atividades de aventura como alternativa de lazer a jovens adolescentes e o estímulo a preservação ambiental.

por Jorge Elage

A competição acontecerá no dia 10 de Junho de 2012, valendo pontos para o Campeonato Carioca de Corridas de Montanha, que se inicia em meados de abril com a etapa de Petrópolis. A largada da prova acontecerá em Laranjeiras. O percurso terá opções de 6km e 15 km de corrida por trilhas, demarcados com cal e fita zebrada. A trilha segue por uma fazenda, passa sobre um morro para acessar o fundo do fiorde e pelas comunidades que margeiam o Saco do Mamanguá (Vila Curupira, chegada dos 6km). Segue costeando o mar e passa por mais um morro antes de descer na vila de Paraty Mirim, local da chegada da corrida de 15km. A organização estima que os primeiros corredores terminem a prova longa com o tempo de 1h30min, dependendo das condições da trilha por causa da chuva, que em hipótese alguma impedirá a realização da etapa.

Este ano a organização inovará na logística do evento, oferecendo um transfer opcional aos atletas que inclui uma perna de ônibus desde Paraty até a largada e o retorno a bordo de uma escuna, de Paraty Mirim de volta ao cais de Paraty, onde será realizada a cerimônia de premiação. Além de oferecer um momento de integração aos atletas com estrutura para almoço, o objetivo é facilitar a participação de atletas evitando a necessidade de transporte / equipe de apoio, uma vez que a prova começa e termina em locais distintos. Além de medalhas “finisher” para todos que cruzarem a linha de chegada, troféus para os vencedores das categorias / subcategorias e brindes dos patrocinadores, haverá uma premiação simbólica em dinheiro totalizando R$1.200,00 reais.

Por se tratar de uma etapa realizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA do Cairuçu e parte da Reserva da Juatinga), haverá limitação no total de inscritos para a prova. Não fique de fora garantindo sua inscrição pelo site www.corridasdemontanha.com.br . Todos os detalhes podem ser encontrados no site oficial do evento – www.multisportspirit.com. A Multisport Spirit desenvolve o esporte ao ar livre como instrumento de consciencização ambiental com o apoio da Kailash, Neptunia Seguros, Sandubas Lanches, Suum Hidratação Balanceada, Restaurante Tempero Brasileiro, Meias Lorpen e Circuito Corridas de Montanha. Conta com Apoio Institucional da Prefeitura de Paraty por meio de suas Secretarias de Esporte, Turismo, Saúde, Defesa Civil, ICMBio, INEA, APA Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga.

CRONOGRAMA

Transfer de ônibus*: Paraty a Laranjeiras  7:30am (Cais do Porto + Praça do Chafariz, Centro)

Retirada dos Kits: A partir das 7am no local da largada.

Largada: 9:30 am, dia 10/ Junho / 2012

Local: Campo de Futebol da Vila do Oratório, próximo a entrada do Condomínio Laranjeiras

Chegada 6km: Vila Curupira / Saco do Mamanguá (adentrar Escuna para seguir a Paraty Mirim e em seguida Paraty)

Chegada 15km: Praia de Paraty Mirim

Premiação: a partir das 13hrs – a bordo de Escuna durante o retorno a Paraty.

Transfer*: Paraty Mirim a Paraty – ESCUNAS

Chegada em Paraty: aproximadamente 15hrs, no cais de Paraty.


CAMPEONATO CARIOCA DE CORRIDAS DE MONTANHA

1ª Etapa – Petrópolis  // 15 de Abril

2ª Etapa – Paraty  // 10 de Junho

3ª Etapa – Saquarema  // 28 de Julho

4ª Etapa – Maromba  // 16 de Setembro

One Response to PARATY TRAIL RUN ABRE A TEMPORADA DO ESPORTE DE AVENTURA EM PARATY

  1. ola gostaria de saber se e possivel fazer a incrissao e quanto custa para atletas locais aguardo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove × 2 =