Encontro de Agricultores de Paraty

Produtos da Feira Agroecológica de Paraty | Foto: Paraty.com

Acontece no período de 23 a 28 de julho a II edição da Semana da Agricultura Familiar e o III Encontro de Agricultores Familiares de Paraty. A iniciativa visa demonstrar a importância da agricultura familiar para o setor econômico, cultural e social do município. Durante o evento, serão realizadas oficinas, palestras e cursos, em alguns pontos distintos da cidade histórica.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura e da Secretaria de Promoção Social, e da Emater-Rio, com apoio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de janeiro (FIPERJ), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias do Estado do Rio de Janeiro (RIO RURAL), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Cooperativa CEDRO, do Sebrae e da Agricultura Familiar e Agroecológica (ASPTA).

Durante os três dias de evento, os produtores terão a chance de adquirir conhecimento, explorar novas tecnologias e compartilhar experiências, além de fazer novos contatos e realizar negociações. Na ocasião, os cursos oferecidos são: Piscicultura, Abelhas sem Ferrão, Beneficiamento de Pescado, Artesanato Marinho e Art. Com Fibra de Bananeira.

Para os organizadores, os beneficiados nessa ocasião não são apenas os produtores. A comunidade urbana tem a chance de se aproximar um pouco mais da agricultura por meio das oficinas, palestras e apresentações, e, desse modo, perceber que essa prática é extremamente importante para toda a sociedade.

O Secretário de Pesca e Agricultura, Adilson Coxado, disse que a expectativa é de que o evento contribua positivamente para o crescimento do setor agrícola do município. “Estamos sempre trabalhando com o objetivo de otimizar a produção de forma sustentável e, principalmente, melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Além de demonstrar que há muitas formas de culturas e promover a manutenção do homem no campo”, destacou.

O secretário aproveita para convidar produtores e população a participar do evento. “Contamos com a presença de todos nesta segunda edição da Semana da Agricultura Familiar de Paraty. A participação dos produtores e da comunidade é muito importante para apoiar a comercialização de produtos da terra, oportunidade de incentivar a produção local”.

Informou: Prefeitura de Paraty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 × quatro =