Axel Giudice lança DVD na Casa da Cultura de Paraty

Músicas que tocam o coração

O arranjador, compositor, músico e violonista Axel Giudice esteve longe de tudo nos últimos meses. Contratado para se apresentar como violonista clássico em um navio transatlântico que percorreu toda a Ásia, aproveitou a oportunidade para desenvolver um trabalho que resultou num DVD a ser lançado na Casa da Cultura de Paraty no dia 23 de fevereiro de 2013, às 20:30h.

“Não foi fácil me adaptar a uma tripulação de 600 pessoas onde pelo menos 550 eram asiáticos”, respondeu Axel quando lhe perguntei sobre como se sentiu vivendo tanto tempo em ambiente tão oriental. Completou: “Mas como representante da cultura latina, tive uma receptividade incrível ao ponto de chegar a pensar em ir morar no Japão. Este, acredito eu, seja meu público ideal, pessoas muito refinadas e de altíssimo conhecimento do violão, que requisitavam todas as obras do clássico que eu tocava”.

Axel, 47, é argentino de Rosário, cidade à beira do Rio Paraná. Em 1987, veio para o Brasil aprimorar seu já bem preparado repertório erudito e popular. Deu aulas em conservatórios, workshops na Unicamp, e tocou com músicos respeitados do cenário brasileiro. Desde 2003 se dedica ao violão de sete cordas, motivado por seu amigo Yamandu Costa. Atualmente realiza concertos de violão clássico também na Europa e Argentina, onde inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Ernesto Nazareth, Bach, Manuel de Falla, Segovia e de outros compositores consagrados.

“Longe de Tudo, Perto do Coração” é o título do novo DVD totalmente “self made” do  violonista. Trechos podem ser assistidos pelo Youtube. Obras variadas e interpretações sempre românticas se mesclam com imagens de paisagens estrangeiras. “Não posso fugir como artista da minha vida pessoal. Sou um homem realmente romântico e essa é a minha visão de tudo”, argumenta. “O tratamento deste trabalho é realmente romântico sim, os períodos de navio funcionam para mim como um retiro, ficar sozinho esperando um amor por vir. O ano passado foi um ano realmente difícil para mim, que começa com a perda do meu pai, seguido da internação da minha mãe. Daí que me senti durante esse tempo muito sensibilizado, talvez como nunca antes. Assim sendo, tive um primeiro período de isolamento, e por isso o titulo do DVD longe de tudo, física e espiritualmente – e me aproximando do meu EU e dos sentires do meu coração”, declarou.

Este é o sexto trabalho de Axel, sendo o primeiro CD de 2001, todos mesclando erudito e popular. “Este é um trabalho diferente dos anteriores, pois sempre fui muito exigido tecnicamente por ser um violonista de formação clássica e desta vez eu queria mais sentir, levantar o queixo e fechar os olhos, como se faz no oriente”, explica o violonista.

Quando está em Paraty, cidade que escolheu para morar há 10 anos, Axel se apresenta em restaurantes e hotéis. Mas ficou mais conhecido pelo público local com o projeto Música Para Todos, de sua autoria, quando organizou concertos convidando artistas da cidade. Foram 10 concertos realizados na Casa da Cultura durante 10 semanas, reunindo um público de mais de 1500 pessoas. “Lá no fundo, todos nós procuramos o mesmo. Por diferentes caminhos, por diferentes histórias, com diferentes elementos, diferentes maneiras, orientais, ocidentais, cada um como pode, chegar perto do nosso coração e assim chegar perto do coração das pessoas”, conclui.

 

Axel Giudice

Lançamento do DVD “Longe de Tudo, Perto do Coração”

23 de fevereiro de 2013

20:30h

Ingressos antecipados com desconto

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico

(24) 3371 2325

 

http://www.axelgiudice.110mb.com/

http://www.youtube.com/user/ParatyRJ?feature=watch

www.casadaculturaparaty.org.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 × = quarenta cinco