Alunos de Paraty aprenderão ciências em veleiro

O evento ” Juntos pela Educação”, a bordo do navio veleiro Tocorimé Pamatojari, aconteceu no último sábado, 2 de março. Secretários do governo Casé, educadores e representantes do terceiro setor de Paraty celebraram o lançamento oficial da Exposição Darwin no Tocorimé.  Markus Lehmann e Adriana Perusin, do IASEA, são os responsáveis pelo projeto de fazer da embarcação uma sala de aula e unir todos os setores locais em uma atividade que estimule a integração, a formação de parcerias e ações que possam beneficiar a educação em Paraty.

“O evento a bordo teve a intenção de apresentar a Exposição e fomentar o início de conversas que mostrem como todos nós, juntos, podemos melhorar, estimular e apoiar as atividades educativas e as entidades de ensino em Paraty”, declara Adriana (na foto com Markus à sua esquerda, Walmes Galvão, Diretor de Comunicação da Prefeitura, e Eliane Thomé, Secretária Municipal de Educação).

DARWIN NO TOCORIMÉ é uma mostra interativa sobre a vida e obra de Charles Darwin, apresentada a bordo do Tocorimé, maior navio veleiro de madeira do Brasil construído manualmente na Amazônia, atualmente fundeado na Baía de Paraty. A exposição, que acontece em parceria com o Museu de Zoologia da USP, estará aberta gratuitamente para visitação das escolas de Paraty no mês de março. O Tocorimé tem 120 pés de comprimento (36,60 metros), uma estrutura de 160 toneladas e mastros da altura do cristo redentor (38 metros). Hoje, o navio percorre a costa brasileira difundindo conhecimento para estudantes, crianças e jovens de programas sociais e público interessado.

O naturalista inglês nasceu em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução. Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.

Site da Prefeitura de Paraty

Site do Tocorimé

Site da Exposição

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− 2 = três