Reflexões sobre o Brasil em Paraty

O Grupo Oca está trazendo a Paraty o Refletir Brasil, que vai acontecer na Casa da Cultura do dia 20 a 22 de março. O evento não é gratuito e já está quase lotado. Mas a organização resolveu investir em comunicação local, contratando edição especial ao Jornal Folha do Litoral e cobertura através da TV do Portal Paraty.com.

Com o propósito de aproximar esta tarefa dos objetivos do Núcleo de Novas Mídias e Tecnologias de Paraty, convidamos dois alunos do curso de vídeo realizado pela Associação Cairuçu para acompanhar a cobertura junto aos profissionais do jornal e da TV como jovens aprendizes. O Núcleo de Novas Mídias é um laboratório de tecnologias que está sendo criado pra reunir membros da comunidade e companheiros de jornada em torno das novas ideias e dos novos formatos de comunicação.

O Refletir Brasil é um seminário que tem como consultor um dos mais importantes pensadores do momento, o sociólogo italiano Domenico de Masi (veja esta interessante entrevista: http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0019.asp). Autor de vários livros importantes (veja no pé da matéria) nos quais atualiza conceitos como o tempo, o trabalho, a riqueza, o saber e o poder, Domenico também dá consultoria para empresas que se propõem a renovar e melhorar a qualidade do trabalho e da vida dos seus funcionários.

Estarão participando do encontro pessoas interessadas nas mesas temáticas que, no final, assinarão um documento propondo um novo modelo para o Brasil. Para saber como é e como se comporta o brasileiro, o Grupo Oca investiu numa pesquisa sobre Brasilidade cujo resultado pode ser acessado neste endereço: http://refletirbrasil.com/brasilidade.html

Interessados em deixar uma pegada ecológica no município, os organizadores do evento Refletir Brasil abraçaram o Movimento da Gastronomia Sustentável de Paraty. “Toda a alimentação dos convidados e participantes será feita em restaurantes certificados”, afirma Isis de Palma, diretora da Imagens Educação e gestora do Grupo Oca, especializada em educomunicação ambiental. Em 2010, Isis acompanhou este processo da gastronomia, pois foi responsável pela implantação da Agenda 21 Escolar no Cembra, como parte do projeto que tem Paraty como cidade piloto do Passaporte Verde, programa dos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo que promove o turismo sustentável.

Envolver a comunidade no evento é fator preponderante no projeto, e esta atitude também se reflete em uma das mesas e nos shows musicais. Estará presente Ronaldo Santos, primeiro Secretário de Cultura de Paraty de origem quilombola na mesa sobre cultura, junto com o ilustrador Elifas Andreato, a jornalista Mona Dorf e a diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Irene Ferraz. Os músicos da orquestra Mundana e Carlinhos Antunes, com o show de ‘Chiquinha a Chico’, o paratiense Luis Perequê e Banda com o show ‘Eu Brasileiro’, e os Cirandeiros de Paraty fecharão com festa todas as noites do evento.

 

Evento: Refletir Brasil – Diálogo com a Brasilidade

Data: 20 a 22 de março de 2013

Local: Casa da Cultura – Paraty

Telefone: (24) 3371 2325

Endereço: Rua Dona Geralda, 177 Centro Histórico – Paraty (RJ)

Informações: www.refletirbrasil.com / secretaria@refletirbrasil.com

Telefones: (11) 2825-4875 / 4612-9028

 

Bibliografia de Domenico de Masi (Edições brasileiras):

A felicidade (Editora Globo, 2011)

O Futuro do trabalho (José Olympio, 2001)

Criatividade e Grupos Criativos (Sextante, 2003)

As palavras no tempo (José Olympio, 2003)

A economia do ócio (Sexante, 2001)

Diálogos criativos. Domenico De Masi e Frei Betto (DeLeitura, 2002)

Ócio criativo (Sexante, 2000)

Desenvolvimento sem trabalho (Editora Esfera, 1999)

A Emoção e a regra. Os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950 (José Olympio, 1999)

 

Veja a programação atualizada no site do evento:

http://refletirbrasil.com/index.html

Veja mais informações sobre Domenico de Masi:

http://www.domenicodemasi.it/pt

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


1 × = sete