“Eu acho que vi um gatinho”, Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Surpreendente! uma jaguatirica é pega por uma armadilha fotográfica andando tranquila pela mata. Veja o vídeo clicando neste link: jaguatirica no caxetal

Olá amigos, hoje posto um vídeo que me deixou muito contente, pois é a prova de que nossas matas ainda abrigam muitos “vizinhos” interessantes, sinal de preservação. Essa foi uma Jaguatirica registrada por armadilha fotográfica nos limites de Ubatuba com Paraty, um belo trabalho de um amigo colaborador que prefere não ter seu nome divulgado.

Esses animais vivem pacificamente nos ecossistemas da região e não representam perigo para os seres humanos, apesar de várias lendas e histórias que os colocam como predadores “terríveis”. Mas essa não é a verdade, nós “bicho homem” é que causamos um grande desequilíbrio no meio ao nosso redor e, consequentemente, levando à extinção várias espécies de plantas e animais. Mais uma vez faço a mesma pergunta: quem é o “terrível predador” de fato?

Quando abordo o tema meio ambiente não estou falando somente das plantas e animais, mas também incluo nós, seres humanos, porque existe uma interdependência entre tudo, e para que o planeta funcione bem é preciso um equilíbrio harmonioso e coordenado.

Faça sua parte participando de programas de educação ambiental e denúncie, caso necessário.

Até a próxima!

Sérgio Vieira

A agência  Descubra Paraty é parceira do Portal Paraty.com

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


7 + = treze