Artistas de Paraty abrem Mostra de Sketchs no IPHAN

Scketch: registro gráfico; desenho de observação direta, tendo o papel com o suporte, utilizando-se de qualquer material para desenvolver a composição, como lápis, nanquim, aquarelas, dentre outros.

Novos conceitos de arte surgem a todo instante. Assim como  alguns movimentos, como os Urban Sketchers, cujo mentor foi o jornalista catalão Gabriel Campanário que destacou-se a nível mundial, ao dispensar o recurso a máquina fotográfica, privilegiando os seus desenhos na ilustração das suas crônicas no jornal Seatle.

Rapidamente transformou-se num fenômeno mundial, conquistando vários seguidores.

Assim nasce, em 2003, o Urban Sketchers, que oficialmente entrou no Brasil em 2010, formando grupos de desenhistas que se encontram frequentemente, registram, por meio do desenho de observação,  registros, diários gráficos ou scketchers.

Urban Sketchers é um conjunto de autores que compartilham desenhos através de um blog, ou páginas em redes sociais, como o facebook ou  flickr, por exemplo.

Os Usk Paraty –Urban Scketchers de Paraty – nasceu em há cerca 6 meses na cidade, reunindo vários interessados na arte de desenhar que hoje conta com cerca de 12 participantes assíduos, que participam de encontros quinzenais em diferentes locais da cidade. Os trabalhos, que podem ser desenvolvidos por qualquer tipo de material, como crayon, lápis grafite, lápids de cor, aquarela, acrílico, dentre outros, tendo como suporte o papel e são divulgados nas redes sociais, em especial o facebook.

O resultado destes mais de 15 encontros será apresentado em uma exposição que abre dia 23 de julho, as 21 hs no IPHAN (sobrado do IPHAN, Praça da Matriz, no Centro Histórico de Paraty) com mais de 30 trabalhos de 9 destes scketchers, que são Chico Forlenza, Fátima Espírito Santo, Jacqueline Guimarães, Lauro Monteiro, Marília Inke, Marta Viana, Renato Koledic, Paulo Gomes, Ricardo Inke e Ruy Assumpção.

A exposição abre diariamente das 9 as 12h e das 14 as 19h, com entrada franca, encerrando no dia 24 de agosto e é uma realização do Ninho Cultural/ IPHAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 × nove =