sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita)

Olá, é com grande prazer que hoje divido o espaço com a  médica veterinária Andressa Cruz, que no ano 2016 ministrará cursos sobre fauna na Ecovila Goura Vrindávana aqui em Paraty. Nesse texto ela apresenta um primata que está em perigo de extinção e que ainda temos alguns indivíduos em nossas serras.     foto: Gustavo Pedro de Paula

Você conhece o sagui-da-serra-escuro?

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) é uma espécie de primata pertencente à família Callitrichidae, tem peso corporal de aproximadamente 400 g, possui coloração que varia de tons pardacentos ao inteiramente negro.

Ele apresenta uma cauda com anéis alternados em cinza e preto, máscara branca na face e presença de tufos intra-auriculares de cor clara (branco ou amarelado).

Sua alimentação é basicamente de frutas, fungos, insetos, pequenos vertebrados e goma das árvores.

Essa é uma espécie de ocorrência da Mata Atlântica do sudeste do Brasil, principalmente em florestas de altitudes com temperaturas baixas.

Esta espécie se encontra classificada como “Em perigo” na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção. Está incluída nas ações do Plano de Ação para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central (PAN Mamac), sendo as principais ameaças para a conservação dessa espécie a destruição do habitat, declínio populacional, distribuição restrita e introdução de espécies exóticas invasoras.

Apresentação:

Andressa Cruz é Médica Veterinária, mestre em Clínica e Reprodução Animal na Universidade federal Fluminense – UFF e graduada pela UNIFESO. Tem experiência na área de Medicina veterinária com ênfase em Clínica Veterinária, Biologia, Manejo e Reprodução de Primatas, com atuação no Programa de Manejo, Saúde e Conservação do sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita, no Estado do Rio de Janeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


sete + = 12