“Olha só o que eu achei… Cavalos-marinhos!”

Bom dia amigos, esta semana o espaço está aberto para apresentar o Projeto Cavalos-do-Mar, idealizado e coordenado pela pesquisadora Suzana Ramineli. Texto escrito pela própria pesquisadora. logo cavalos do mar horizontal

Os cavalos-marinhos fascinam pessoas ao longo dos séculos, presentes em mitos e superstições. Na Grécia Antiga, poetas os descreviam como criaturas cavalgadas pelos deuses do mar, as quais eram metade peixe e metade cavalo. Mas você sabia que existem cavalos-marinhos em Paraty?

Sim! Não é lenda. Esses animais estão em nosso litoral e, desde fevereiro de 2016, têm um espaço dedicado a eles em nossa cidade: a SEDE DO PROJETO CAVALOS DO MAR.

O Projeto existe desde janeiro de 2014, mas sua Coordenadora Geral, Suzana Ramineli, começou a pesquisar cavalos-marinhos em Paraty no fim de 2010. O principal objetivo do Projeto é conservar e proteger os cavalos-marinhos e os peixes-cachimbo, junto a seus ambientes, por meio de pesquisas não invasivas e da inclusão social.

Talvez a ideia mais fantástica sobre cavalos-marinhos e peixes-cachimbo não seja mitológica, mas do universo de sua reprodução. Nesses grupos de peixes, são os machos que incubam os filhotes até o nascimento, ou seja, a gravidez é masculina!

Por outro lado, esses animais incríveis sofrem ameaças intensas em todo o mundo. Alguns dos impactos mais preocupantes são a destruição de ambientes costeiros; as redes de arrasto de camarão; o turismo desordenado e a poluição.

Cavalos-marinhos estão presentes em diversas listas de espécies ameaçadas, com destaque para a IUCN. No Brasil, estão nas listas estaduais de RJ, SP, PR e SC. As pesquisas do Projeto são feitas na natureza, com mergulhos, fotografias e anotações, garantindo a conservação dos cavalos-marinhos e peixes-cachimbo em seu próprio habitat.

 

PROJETO CAVALOS-DO-MAR

Pesquisa e conservação de cavalos-marinhos e peixes-cachimbo.

Contatos:

e-mail: cavalosdomar@gmail.com

Tel: 24 98833-1608 (Oi)

Blog: www.cavalos-do-mar.blogspot.com

Fan Page: www.facebook.com/cavalosdomar

Instagram: www.instagram.com/cavalos_do_mar

Rua Presidente Pedreira, 788 – Chácara – Paraty, RJ – CEP: 23970-000

IMG_5901

VOCÊ PODE AJUDAR!

1 – Não retire cavalos-marinhos e peixes-cachimbo da natureza.

2 – Caso encontre um desses animais durante seus mergulhos, não toque.

3 – Envie informações – de preferência com foto – sobre cavalos-marinhos para nós.

4 – Visite a Sede do Projeto e adquira produtos. A verba é inteiramente dedicada a pesquisas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


sete + = 16