Monumentos do Centro Histórico

 Suas ruas com calçamento “Pé de Moleque” conservam singelos monumentos históricos e antigos casarões, hoje transformados, em sua maioria, em excelentes restaurantes e bares, ateliês de arte muito interessantes, lojas que são puro charme. Misturando o antigo com o moderno, o resultado é surpreendente. 

Igreja de Santa Rita

Talvez este cartão postal da cidade não tenha um estilo barroco tão rico quanto o baiano, nem rebuscado quanto o mineiro. Entretanto, reside nesta simplicidade o charme não só desta como de todas as outras construções da cidade. Contruída pelos pardos libertos em 1722, de arquitetura jesuítica, a igreja de Santa Rita dos Pardos Libertos apresenta nos elementos internos as características do barroco-rococó, notadamente na talha policromada do altar-mor. Nela funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, sob a responsabilidade do IPHAN. A igreja está situada no largo de mesmo nome, ao lado da antiga cadeia pública. Aberta ao público de quarta a domingo de 9h às 12h e de 13h às 18h.Ingresso: R$ 1,00 com direito a entrada no Museu do Forte.

Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

A primeira edificação, de 1646, em taipa, foi demolida e, em seu lugar, iniciada outra maior, de pedra e cal, concluída em 1712 que, por sua vez, deu lugar à construção atual, iniciada em 1787 e concluída somente em 1873. De estilo neoclássico, a matriz de Remédios sobressai em meio ao casario colonial por sua imponência e apresenta a sobriedade e o despojamento característicos deste estilo, em que as grandes massas se contrapõem ao ritmo dos vãos. Aberta ao público às segundas, quartas, sextas e sábados, na parte da manhã e domingo o dia todo.

Capela de Santa Cruz

Construída no ano de 1901 em memória a um escravo liberto que morreu afogado no Rio Perequeaçú, ao lançar tarrafa numa sexta feira santa, quando a tradição não recomenda a pesca em tal dia.

 

Casa da Cultura

O imóvel construído no século XVIII já foi residência, escola pública e hoje é espaço público para exposições, cursos e eventos. Aberto sextas e sábados, das 13 às 21:30hs e segundas, quartas e quintas das 10 às 18:30hs. Sede da Associação Paraty Cultural.

Passos da Paixão

Pequenos altares embutidos nos prédios, fechados por portas que se abrem para a rua, destinados à Procissão do Encontro (ou Passos), na Semana Santa. Dos seis originais, restam apenas dois autênticos. Os outros quatro foram reconstruídos, porém mantém as portas originais. São abertos ao público somente durante a Semana Santa, mais precisamente na sexta-feira, o dia inteiro.

 

Chafariz do Pedreira

Construído em mármore branco, em 1851, para abastecer a cidade de água, que era conduzida em tubos de pedra talhada. Está situado à entrada do Centro Histórico, na Praça Presidente Pedreira.

Santa Casa da Misericórdia

Fundada em 1822, tem como patrono São Pedro de Alcântara – em homenagem ao imperador D. Pedro I. O prédio guarda, em sua arquitetura, todas as exigências para um hospital do século XIX, como, por exemplo, a solução para a ventilação do forro das enfermarias.

Quartel da Fortaleza da Patitiba / Cadeia Pública

Situado no largo de Santa Rita, ao lado da igreja de mesmo nome, nele funcionou a cadeia pública municipal até 1980, quando foi reformado. O prédio, cuja construção data do início do século XVIII, atualmente sedia o Instituto Histórico e Artístico de Paraty e sediará o futuro Museu Histórico Municipal. Aqui funciona também a Biblioteca Municipal Fabio Villaboim

Capela de N.S. das Dores (Capelinha)

Construída por piedosas e ricas senhoras paratienses em 1800, é dedicada também aos Santos da Paixão. Notar o rendilhado das sacadas internas. Situa-se na rua Fresca, defronte à baía de Paraty.  Aberta ao público às quintas-feiras, na parte da manhã.

 

Igreja de São Benedito e N.S. do Rosário

Teve sua construção iniciada em 1725 e destinava-se aos negros escravos que ajudaram na sua construção. Possui nos altares de São Benedito e São João Batista a mais importante talha das Igrejas de Paraty, de sóbria elegância e unidade formal, destoando, por exemplo, do altar principal, de feitura bem posterior. A igreja fica no largo do Rosário, defronte ao prédio da antiga Prefeitura Municipal.  Aberta ao público às terças-feiras, na parte da manhã. Funciona ali a Secretaria da Paróquia de Paraty.

Voltar à lista de Passeios