F.A.Q.

Bem-vindo ao Paraty.com

Nossa missão é oferecer um serviço de alta qualidade e não poupamos esforços para cumpri-la. No entanto, conhecemos as limitações impostas pela infra-estrutura precária da região e trabalhamos para que esta situação melhore a cada dia, pois ainda dependemos de serviços de terceiros. A Internet é poderosa mas frágil, visto que o seu funcionamento depende de uma complexidade de fatores, muitas vezes fora do nosso alcance.

A seguir daremos algumas dicas, esclarecimentos e procedimentos que irão ajudar a tornar a sua experiência com a Internet a mais agradável possível. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir no caminho.

 

1. CONCEITOS BÁSICOS DA CONEXÃO

1.1 – Velocidade: A velocidade que consta no seu contrato é nominal. Nas conexões dedicadas, ela é regida pelo SLA e pela garantia de banda (ver abaixo). Nas conexões compartilhadas ela sofrerá variações pois para obter o melhor custo benefício é necessário compartilhar o custo do link dedicado aproveitando assim as sobras de uso. O limite mínimo contratual nas conexões compartilhadas é de 10% da velocidade contratada.

1.2 – Cota de tráfego: O limite de tráfego em volume é o sistema mais justo de compartilhamento, pois as pessoas que usam a internet de forma moderada podem vir a ter mais velocidade a um custo menor. Sem este limite, poucos usuários comprometem o custo e velocidade da grande maioria. O limite mínimo contratual é de 50% da velocidade com taxas acima de 80% na maior parte do tempo. Ao atingir a quota, a velocidade será reduzida para 100K. O cliente tem a opção de contratar mais volume para voltar à velocidade contratada.

1.3 – Conexão dedicada: Na conexão dedicada, a largura da banda é garantida e estará disponível sempre que requisitada. Além disto, estas conexões têm um canal de atendimento e suporte prioritário.

1.4 – SLA (“Service Level Agreement”): É o Nível de Serviço Acordado. Ele é medido por números percentuais de tempo que o serviço deve ficar em funcionamento(quedas) e é calculado por fórmulas que levam em conta vários fatores como: dificuldade, localização… etc. As operadoras entregam os links dedicados nos grandes centros (Rio/SP) em taxas em torno de 99%. Já na região de Paraty é por volta de 97%. Calculamos o SLA caso a caso para as conexões dedicadas.

1.5 – Conexão compartilhada: Forma usual de contratação, indicada para residências e pequenos escritórios. A banda é compartilhada entre a quantidade de usuários necessária para cobrir o custo do link dedicado.

1.6 – KBPS(kilobytes) – Kbps (kilobits): A sua conexão é calculada em bits – Alguns marcadores de velocidade mostram a conexão em bytes – Sendo este o caso, o valor deve ser muliplicado por 8, visto que 1 Byte contém 8 Bits. Se, por exemplo, o seu marcador estiver marcando 35 kilobytes a sua velocidade é de 280 kilobits.

1.7 – Redes de terceiros – A visualphone não se compromente pela performance da conexão em redes de terceiros, visto que não tem nenhum controle sobre elas. Dito isto, você poderá obter taxas diferentes de velocidade dependendo do destino e condições da rota.

 

2 PERGUNTAS FREQUENTES:

2.1 – DE QUEM É A RESPONSABILIDADE SOBRE OS EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA?

É de responsabilidade do cliente. Os cuidados com o seu micro computador, teclado, mouse, vídeo, cpu, processador, placas e outros periféricos é sua sendo, por isso, recomendável a boa instalação elétrica em sua residência e adequado aterramento.

Mantenha e proteja sua rede e infra-estrutura, evitando a invasão e/ou interferência de terceiros, preservando seus dados, informações, recursos de hardware e de software. Deixe sempre seu computador, rede ou equipamento livres de infecções por vírus que possam apresentar alguma ameaça à sua segurança e de outros usuários, ou que comprometa o serviço prestado pela Paraty.com. Somente conectar à rede Paraty.com, terminais que possuam certificação expedida ou aceita pela Anatel.

Para uma correta instalação e funcionamento do serviço, mantenha o ponto de instalação da antena livre de obstáculos e interferências materiais, bem como as perfurações e canalizações para os cabos de conexão. Evite ter que arcar com o custo de uma nova instalação. Caso haja a necessidade de transferência do local do equipamento devido a interferências na linha de visada pelo crescimento natural de árvores ou mesmo por construções, será cobrada nova instalação.

Se você optou por receber equipamentos de conexão em comodato, deve se ater à cláusula 11 do contrato, sobre opção de comodato.

 

2.2 – O QUE FAZER COM MEU CÓDIGO DE ACESSO?

Ao contratar o serviço, você receberá um código de ACESSO OU LOGIN e uma senha privativa que constituem sua identificação individualizada para uso do serviço na modalidade de acesso com autenticação para banda-Larga.

O código de LOGIN e a senha privativa são intransferíveis, não podendo também ser objeto de qualquer tipo de comercialização;

As senhas são de sua responsabilidade exclusiva, devendo o assinante resguardar e alterá-la periodicamente na página ou procedimento indicado pela Paraty.com.

Não serão permitidas conexões simultâneas utilizando o mesmo código de LOGIN e a mesma senha privativa de acesso ao serviço.

 

2.3 – O QUE PRECISO SABER SOBRE O PAGAMENTO DO SERVIÇO?

Os pagamentos deverão ser efetuados até a data de vencimento.

Escolha, junto à atendente da loja Paraty.com, a data do mês mais conveniente para você pagar o boleto de cobrança.

Todo inicio do mês é enviado um email para sua caixa postal cadastrada, comunicando que o boleto “on line” foi gerado e está disponível para impressão no site www.paraty.com, a partir do 5° dia de cada mês.

Informe, até a data do vencimento, o não recebimento do boleto no prazo estipulado e evite atrasos ou suspensão do serviço.

Se você efetuar o pagamento através de transferência bancária deverá comunicar à Paraty.com, através de fax ou por telefone, o número do “CTR” bancário, para que seja possível a correta identificação do depósito.

Será acrescida multa de 2% no valor do boleto para o não pagamento até a data de vencimento e efetuada a suspensão do sinal após o 5o.  dia corrido.

 

2.4 – COMO POSSO REATIVAR A CONEXÃO SE FOR SUSPENSA?

No caso do sinal ter sido suspenso após o 5º (quinto) dia da data de vencimento sem pagamento, o restabelecimento será condicionado aos pagamentos dos valores cobrados relativos à prestação de serviço, acrescidos dos respectivos encargos financeiros.

 

2.5 – QUANDO DEVO PAGAR TAXA DE REATIVAÇÃO?

O não pagamento da mensalidade após 60 (sessenta) dias da data do vencimento resultará no cancelamento do serviço. Uma vez cancelado, a reativação deste somente será feita após o pagamento da taxa de reativação, cujo valor poderá ser obtido junto ao serviço de atendimento.

 

2.6 – EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS SÃO CONCEDIDOS DESCONTOS?

A empresa  não será obrigada a efetuar o desconto se a interrupção ou degradação do serviço ocorrer pelos seguintes motivos:

• casos fortuitos ou de força maior;

• ações de terceiros que impeçam a prestação do serviço;

• falta de fornecimento de energia elétrica para a rede e ou o sistema do provedor;

• manutenções técnicas ou operacionais que exijam o desligamento temporário do sistema ou impossibilitem o acesso, caso este que será avisado com antecedência e que não ultrapasse 4 horas de duração;

• ocorrências de falhas no sistema de transmissão do acesso à internet; ou daqueles em que a Paraty.com não tenha concorrido exclusivamente para a realização da queda.

A solicitação de descontos deverá ser feita mediante comunicado escrito  e, após análise da justificativa, caso seja procedente será aplicada na fatura seguinte.


2.7 – O QUE FAZER QUANDO FALTA CONEXÃO?

Antes de pedir suporte técnico por falta de conexão verifique:

1)    se o cabo de rede está conectado corretamente e se o computador acusa cabo conectado.

2)    se está conectado no pppoe pelo ícone Paraty.com

3)    Por último, desligue seu computador e ligue ele novamente. Muitas vezes este simples ato resolve vários problemas.

4)    Anote o número de erro se o computador gerar um.

Caso continue sem conexão, ligue para nossa central técnica e siga as instruções dos nossos atendentes. Se o problema não for resolvido ABRA UM CHAMADO e peça o número para futuras consultas. A visita técnica deverá ser agendada em até 48 horas. Este chamado deverá ser fechado pelos atendentes quando o problema for resolvido. Nosso horário de atendimento é: de segunda a sexta de 09:00 às 20:00 e sábado de 9:00 às 18:00

 

2.8 – DEVO PAGAR PELA VISITA TÉCNICA?

O custo da visita técnica poderá ser cobrado pela Paraty.com sempre que nesta visita ficar constatado que o motivo da chamada teve origem no seu equipamento, quer seja por vírus, falta de um anti-vírus e/ou atualizações, defeitos ou qualquer outro motivo alheio às obrigações da Paraty.com. Nossa equipe não está autorizada a fazer manutenções nos equipamentos dos clientes. Para tal o cliente deverá contratar técnico ou empresa de manutenção de sua confiança.

 

2.9 – DEPOIS DE ESTAR UTILIZANDO O SERVIÇO POSSO REDUZIR A VELOCIDADE CONTRATADA?

Não será permitido solicitar redução da velocidade do circuito contratado, em função de eventual caráter promocional das condições comerciais envolvidas nesta negociação.

Poderá ser solicitado à Paraty.com, sempre com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias, por escrito:

a) aumento da velocidade de seu acesso IP ao Backbone IP;

b) diminuição da velocidade em planos não promocionais.

c) alteração do número de máquinas em sua rede (pontos extras);

d) ativação ou desativação de serviços opcionais integrantes do serviço de provimento de acesso à Internet na Modalidade Banda Larga.

 

2.10 – POSSO COMPARTILHAR MEU SINAL?

É terminantemente proibido compartilhar o sinal contratado com outros usuários ou vizinhos sem a expressa autorização por escrito da paraty.com. Esta infração é quebra de contrato e CRIME previsto em lei. É tolerado o uso de roteadores wireless para compartilhar a conexão entre computadores que estejam sendo usados alternadamente por membros da família ou pessoas autorizadas pelo titular desde que sejam feitas dentro das premissas da residência e com um máximo de 3 computadores.

 

2.11 – COMO PROTEGER MEU ROTEADOR DE ROUBO DE SINAL?

A Paraty.com dispõe de técnicos capacitados para configurar seu roteador. Os roteadores deverão ser providos de senha de acesso, garantindo desta forma o bloqueio de usuários não autorizados. Caso suspeite de uso indevido de sinal entre em contato para vistoriarmos o seu sistema. Sempre que suspeitar de roubo de sinal nos avise. Afinal a qualidade da sua conexão também depende disto.

 

2.12 – POSSO CANCELAR O CONTRATO QUANDO QUISER?

O contrato de prestação de serviços tem vigência de 12 meses a contar da data da instalação dos equipamentos, de hardware e software correspondentes, no computador e no endereço indicado por você. Ele é renovado automaticamente, por tempo indeterminado, bastando para isso o pagamento da mensalidade ou assinatura de um novo contrato.

É seu direito solicitar cancelamento ou interrupção do serviço prestado, a qualquer tempo e sem ônus adicional, desde que seu plano não seja promocional com restrições neste item.

Se você desejar rescindir o contrato poderá fazê-lo pagando à Paraty.com os valores devidos e ainda pendentes relativos ao serviço fornecido, calculados pro-rata die até o que ocorrer primeiro entre a retirada dos equipamentos ou solicitação da rescisão e bloqueio do acesso.

A paralisação do serviço de provimento, independentemente do motivo, pelo período igual a 60(sessenta) dias, incorre em rescisão contratual e restituição dos equipamentos que porventura se encontrem em regime de comodato. Caso o USUÁRIO não permita a retirada dos equipamentos, será devido à Paraty.com, a título de aluguel, a importância igual a 50% (cinqüenta por cento) do valor pago mensalmente pelo acesso aos serviços de Internet.

A rede e os serviços Paraty.com são vinculados à Visualphone SCM Ltda, a primeira e única empresa PARATIENSE com autorização de exploração de serviços expedida pela ANATEL.

APOIE a ECONOMIA SOLIDÁRIA

Alguma outra dúvida?

Mais informações ligue (24) 3371 1984/ 3371 7361 ou abra um chamado via on line clicando na imagem abaixo: