Themilton Tavares
 
Autor Homenageado da OFF FLIP 2007  
Por Marilia van Boekel Cheola

Falar de Themilton é, sem dúvida, tarefa prazerosa, mas não tão fácil. A questão é: como definir Themilton Tavares? Como aprisionar em palavras toda a pujança deste espírito livre e criativo? Como traduzir Themilton em simples frases, sem correr o risco de deixar de fora algum precioso item de sua intensa personalidade e multifacetada atuação? Mas vamos lá!...

Themilton é niteroiense de nascimento mas vive em Paraty há mais de três décadas. Durante este tempo, vem derramando sua inquieta alma de (multi)artista sobre tudo o que realiza e imprimindo sua marca de agitador cultural em tudo aquilo em que se envolve. Sempre comprometido com a arte, a educação e a cultura, Themilton tem se destacado por seu trabalho dedicado à preservação e valorização da cultura e da arte paratienses.

Atuando como professor, dramaturgo, roteirista, radialista, artista plástico e escritor, Themilton já deixou sua marca na história da cidade que elegeu para morar e que tanto ama.

Themilton encara a Educação como um estandarte e como a única e definitiva solução para as mazelas sociais do Brasil. Conseqüentemente, como professor, Themilton tem usado sua energia criativa, seu ímpeto contestador e libertário a serviço da Educação enquanto processo de conscientização e independência. Tendo sempre como foco o desenvolvimento intelectual e a orientação de seus alunos, Themilton procura transmitir-lhes seu saber, despertando neles o desejo genuíno de bem se articularem social e politicamente, encorajando-os a se expressarem através das diversas linguagens da arte.

Themilton é autor de vários ensaios e livros dedicados ao mágico universo de Paraty.  Podemos citar como exemplo seu livro “Trindade”, através do qual presta homenagem à cultura caiçara, num belo trabalho de pesquisa, registro e difusão da história, da memória ancestral, das lendas e tradições do povo de Paraty e cercanias.

Em sua atuação nas artes plásticas, Themilton eternizou em telas, com suas sutis e vibrantes pinceladas de autodidata Naif, algumas das festas e momentos mais expressivos da rica cultura da região, criando um estilo próprio. Assim como também assina diversas ilustrações de livros, cartazes e convites de eventos da cidade e seus arredores.

Themilton tinha o mundo todo para ser seu palco, mas escolheu fazer de Paraty seu mundo. E sendo assim, no palco eleito, vem impregnando com seu talento todas as suas ações no universo da cidade amada.

Com seu esforço e dedicação, vem contribuindo para o desenvolvimento das artes cênicas entre a comunidade local, tendo criado o lendário grupo de teatro “Guarda a chave no trombone”, escrevendo, atuando e dirigindo várias peças, como o “Auto da Paixão de Cristo – Um homem chamado Jesus” – que já é tradição no calendário festivo de Paraty.

Sempre buscou disseminar entre os jovens paratienses o gosto pela arte de representar, incentivando a valorização de suas raízes culturais, cultivando valores como a liberdade de expressão, a responsabilidade com o meio ambiente e a justiça social.

Com o olhar perspicaz e sensível de artista que é, Themilton consegue perceber e apreciar todos os matizes do multicolorido prisma que é o patrimônio artístico-cultural de Paraty, e revela-se um bravo defensor de sua difusão.

Com sua aguda inteligência e  postura crítica, Themilton propõe um olhar esclarecedor sobre as questões sócio-políticas da região e intervém sempre a favor da transparência nas relações sociais.

Por meio de seu trabalho na Rádio Comunitária Nova Onda FM, Themilton presta relevante serviço à cidade, fazendo de seu programa um espaço democrático aberto à sociedade local, difundindo informação de utilidade pública e música de qualidade, sempre numa agradável atmosfera.

Themilton tem sido, ao longo dos anos, um lutador incansável para manter acesa a chama da preciosa cultura caiçara, cuidando-a como um tesouro.

Por tudo isso, pelo profissional exemplar, pelo grande ser humano e pela pessoa amiga, simpática e solidária que Themilton é, a OFF FLIP 2007 lhe presta esta justa homenagem, em sinal de reconhecimento e agradecimento por sua contribuição à cultura de Paraty e por todo o carinho demonstrado à cidade.

Por isso mesmo lhe dizemos, Themilton:

Bendito o dia em que teu barco aportou em nosso cais
benditos os mares que te navegaram até nossas praias...
e benditas as sereias que por aqui nadavam,
que te seduziram e, por fim,
te convenceram a ficar!

* * *

"Pra mim é impossível distinguir profissão e vida. Quando resolvi largar tudo para ser ator, eu sabia que minha vida seria o Teatro. Vivo para o Teatro."
(Themilton Tavares)


"Quando deixo meu corpo livre, as expressões e as inflexões saem de verdade. Me abro e me expando totalmente. Desta forma, eu não represento, eu vivo."
(Themilton Tavares)


"Amo minha profissão de ator, mas minha cabeça é mais importante que tudo.
Cuido muito bem dela e por ela sacrifico qualquer coisa. É uma questão de respeito.
Se eu não me respeito, quem é que vai me respeitar?"
(Themilton Tavares)


"Quando a gente está bem com a gente mesmo, tudo dá certo."
(Themilton Tavares)


"A maior luta contra o poder é a recordação contra o esquecimento."
(Themilton Tavares)

* * *

Veja mais fotos na Galeria do Themilton