Jaguatirica – Leopardus pardalis mitis

Quem nunca ouviu histórias e lendas sobre onças? Hoje falaremos sobre um animal que habita nossa região e que é muito confundida com sua prima onça pintada, esse animal é a Jaguatirica. Ela é bem menor que a onça pintada, tem pelagem curta e macia, com o dorso amarelado com manchas negras alongadas, pesa cerca de 15 quilos e altura de por volta 40 cm.

por Sergio Vieira

Em geral, ela é confundida com a onça pintada devido às manchas características desses animais, mas nas jaguatiricas as manchas são mais alongadas, e além disso são menores, como um “gatinho grande”. A fêmea tem dois filhotes após 70 dias de gestação, e os filhotes tem sua maturidade sexual, isto é, começam a se reproduzir, entre um e três anos de idade. São muito habilidosas e ariscas. Vivem escondidas, o que é uma vantagem em relação ao seu predador “bicho homem”. Mesmo sendo animal de hábitos terrestres, são exímias escaladoras, podendo caçar tanto no topo de árvores como no solo, e são carníviros e insentívoros.

A pressão sobre os felinos se dá pela caça e redução de seu habitat. É uma espécie vulnerável à ação humana e se adapta bem a áreas degradadas, o que também representa um risco à sua sobrevivência, pois nessas condições ficam mais próximas a áreas povoadas onde, por falta de informação, são molestadas e mortas. Quem é da região já deve ter ouvido comentários sobre alguém que já matou algum animal desses, que tirou a pele para exibir como troféu ou matou alegando ser esse um animal perigoso.

As Jaguatiricas são animais de hábito solitário e nômades, e atribuem seu perigo por vir a atacar humanos. Não vemos nos noticiários casos de ataques desses animais a humanos. Mas em uma pesquisa rápida encontramos casos em que esses animais aparecem atropelados, caçados ou são vítimas do tráfico ilegal de animais silvestres. No Pantanal, quando uma onça se vê encurralada sobre uma árvore, ela tem como última alternativa atacar seu algoz. Essa reação é natural, nós humanos também reagimos se não nos sobra outra alternativa, é uma reação de sobrevivência. Fica aqui a pergunta: quem é o maior predador em nosso planeta? nós ou a Jaguatirica?

A agência  Descubra Paraty é parceira do Portal Paraty.com.

 

 

8 Responses to Jaguatirica – Leopardus pardalis mitis

  1. Eduardo Silva Moreira

    Muito Booooooooom

  2. Parabéns pela matéria.

    Realmente o bicho homem é maior predador.mata por prazer.

  3. Parabéns pela iniciativa, e acredito que assimo passamos a conhecer um pouco melhor alguns dos sêres que por alguma razâo ‘misteriosa’,coabitam conosco este planeta Maravilhoso!!!

  4. Mirian Teresa de Sá Leitão

    Vale lembrar: só cuidamos do que conhecemos, compartilhar é a lógica para a conscientização, abs

  5. Mirian Teresa de Sá Leitão

    Muito boas as matérias, compartilhar é fundamental. Vale lembrar: só cuidamos do que conhecemos !

  6. Parabéns pela matéria. Ótimas informações!
    Obrigada.

  7. vaisnava cavalcante

    Excelente matéria! Estou adorando conhecer mais sobre a fauna de Paraty! Muito Obrigada!

  8. Lusiana Pelissari

    adoro animais, parabens pela iniciativa!!!!
    Certamente somos os maires predadores do planeta,os animais matam por sobrevivencia, o ser humano mata e destroi por ganancia e pelo simples prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove + = 11