Lauro Monteiro expõe obras no Caminho das Artes

Artista apresenta obras a céu aberto na Mata Atlântica de Paraty (RJ)

O artista plástico Lauro Monteiro irá expor obras da coleção Mata Atlântica, no Caminho das Artes – uma grande exposição a céu aberto no meio da mata nativa, realizado no Espaço Quinta do Tié, em Paraty (RJ), a partir do dia 25 de maio. A coleção é fruto do convívio diário do artista com a natureza. As obras exploram temas da fauna e da flora, com pinceladas e traços rápidos, sem preocupação formal e realista. “É uma visão ligeira e contemplativa da Mata Atlântica ao meu redor”, define Monteiro. O artista utiliza diferentes tipos de papéis, incluindo o reciclado e um feito a partir da folha de bananeira. O objetivo é provocar no público uma reflexão sobre a preservação da mata atlântica. No Caminho das Artes, as obras estarão em formato de outdoor, em painéis de três metros. A preocupação com o meio ambiente faz parte dos trabalhos de Lauro Monteiro. Exemplos são a coleção Aquário, de 1998, na Galeria Kaiser, e a coleção Geo-grafia Verde, exibida em Firenze e Veneza em 1999. Para o Caminho das Artes, foram escolhidas cinco obras: Bromélia, Mulher com Bebê, Helicônia, Bastão do Imperador e Manacá. Com abertura no dia 25, a exposição segue até o final de agosto.

Caminho das Artes 

O “Caminho das Artes” é uma galeria a céu aberto, com exposições permanentes, localizada na Estrada Real – antigo Caminho do Ouro, na Estrada Cunha-Paraty. É um verdadeiro corredor cultural que concentra diversos ateliês de arte, cercado pela Mata Atlântica. O projeto apresenta uma proposta inovadora para a cidade de Paraty, proporcionando às pessoas o contato com a arte contemporânea de forma gratuita e democrática. Com propostas estéticas diferentes, as exposições buscam enriquecer e promover a discussão sobre o conhecimento e a arte.

O artista

O artista plástico e designer Lauro Monteiro nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, e vive há quatro anos em Paraty (RJ). Cursou engenharia civil, artes plásticas e estilismo e, em 1980, fez sua primeira exposição individual, com desenhos e pinturas. Em seguida, participou na Bienal Internacional de São Paulo. No início dos anos 1990, fundou, em Araraquara (SP), o estúdio Varanda Brasil, onde realizou lançamentos de coleções anuais de peças em cerâmica, telas, móveis e artesanato. Suas obras percorreram vários espaços em todo o Estado de São Paulo. Com a coleção “Geo-Grafia Verde”, Lauro fez exposições em Florença e Veneza, na Itália, em 1998. Em Araraquara, foi duas vezes secretário da Cultura (2001-2004 e 2006-2008). Após deixar o cargo, reabriu seu estúdio no Circuito Artístico, Gastronômico e Turístico da Estrada Real-Caminho do Ouro, em Paraty, onde produz e expõe seus mais recentes trabalhos e participa de várias exposições locais.

Abertura Caminho das Artes – Exposição Mata Atlântica

Data: 25/05, sexta-feira

Horário: 19h

Local: Espaço Quinta do Tié – Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Paraty – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


quatro − 4 =