Gambá

Gambá, esse é um animal fácil de se ver tanto na zona rural quanto na área urbana de Paraty, pois são de fácil adaptação, basta ter abrigo e alimento disponível.

por Sergio Vieira

Algumas curiosidades sobre este animal são desconhecidas, por exemplo: são marsupiais assim como o canguru, ou seja, tem no abdômen uma bolsa onde seus pequenos filhotes se abrigam e são amamentados após o nascimento.

Muitas pessoas simplesmente pensam logo em matar o animal quando o identificam, mas dá para conviver numa boa sem essa alternativa. Para quem mora na zona rural basta manter os alimentos bem acondicionados e a cozinha limpa. Outra solução é ter as entradas entre as telhas e forros bem fechadas. Para a área urbana uma boa solução é manter as entradas para o forro da casa bem fechados.

É um bicho bem esperto e arisco, quando se sente ameaçado e encurralado se finge de morto, ou se for preciso mostra seus dentes afiados. Mas não são perigosos, somente se não tem outra alternativa para fugir tentam amedrontar como uma estratégia.

Esse nosso “vizinho” merece nosso respeito e tem o direito de viver em harmonia na natureza, nós somos invasores ao destruir seu habitat para estabelecer nossas moradias, então o melhor é tentar nos adaptar e aprender a conviver com presença desse pequeno mamífero.

Ficamos algum tempo sem postagens novas, mas agora semanalmente vocês terão novidades  sobre a fauna e flora da região.

Até breve!

 

A agência  Descubra Paraty é parceira do Portal Paraty.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


dois + 8 =