Refletir Brasil 2014 – Bem Viver, o resgate da feliz cidade

De 24 a 27 de abril , em Paraty, RJ, pensadores do Brasil e do exterior vão dialogar sobre como transformar as nossas cidades em espaços acolhedores.

O navegador Amyr Klink, o sociólogo e pesquisador chileno Ricardo Jimenez, o economista Ladislau Dowbor, o jornalista Luis Nassif, o cineasta Maurice Capovilla, o vereador, arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, e participando, online, direto de Roma, o sociólogo italiano Domenico de Masi, entre outros pensadores do Brasil e do exterior, se reunirão entre os dias 24 e 27 de abril em Paraty, RJ, para discutir o conceito de bem viver no segundo encontro Refletir Brasil, organizado pelo coletivo Oca Brasil, com patrocínio do Itaú e da Itaipu Binacional-Programa Cultivando Água Boa.

Estudo, trabalho e lazer se aliarão em perfeita harmonia na Casa da Cultura onde os debatedores e o público serão convidados a pensar sobre como transformar nossas cidades em espaços acolhedores. O tema deste encontro é Bem Viver, o resgate da feliz cidade.

A ideia é aprofundar o conceito de bem viver para que seja entendido e assimilado de modo que favoreça a criação de uma nova arquitetura de participação coletiva, novas formas de governança que permitam construir um país em que o bem viver para todos se faça consenso. Isso implica na necessidade do resgate de cidades mais inclusivas e não violentas.

O cenário não poderia ser mais propício para se pensar em novas formas de se conviver em sociedade. O colapso da mobilidade nas grandes cidades, as manifestações de rua por direitos, o questionamento do futebol como ícone nacional, uma crise econômica mundial produzindo efeitos também entre nós, tudo isso exige novas reflexões e atitudes.

O desafio deste segundo encontro Refletir Brasil será justamente buscar um novo olhar para este tema trilhando o conhecimento profundo do processo humano, em especial no que diz respeito ao relacionamento com as cidades.

“O segundo seminário de Paraty, organizado pelo grupo Oca Brasil de São Paulo e S3 Studium de Roma, em uma das pérolas da geografia brasileira, quer estabelecer um evento anual entre intelectuais e gestores nacionais e internacionais para contribuir na elaboração desta proposta: deslocando-se o foco para o bem estar, cria-se o caminho para a felicidade”, diz Domenico de Masi.

Para os organizadores, Isis de Palma, Oriana White e José Domingos Vasconcelos, a importância do encontro está em criar um espaço de reflexão sobre o país em um momento em que o debate político e ideológico está bastante polarizado, o que não tem contribuído para o aprofundamento das questões estratégicas que o Brasil deve enfrentar. Assim, criar uma cultura de reflexão sobre temas estratégicos é também um dos objetivos do evento.

Como resultado dessa imersão, os organizadores esperam ser possível aprofundar o conceito de corresponsabilidade propondo que quanto maior o poder e a informação, maior a responsabilidade, o que não isenta ninguém e atribui a cada um responsabilidades proporcionais. “Desejamos apontar caminhos para isso elaborando o manifesto coletivo Refletir Brasil 2014”.

O que: Refletir Brasil 2014 – Bem Viver, o resgate da feliz cidade.

Quando: de 24 a 27 de abril, em Paraty, RJ.

Programação completa e inscrições:

http://www.refletirbrasil.com

Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Grupo-OCA-Refletir-Brasil/363455683732309

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− seis = 2