Curto Circuito OFF FLIP Ano 10

Em 2014, o Circuito OFF FLIP comemora 10 anos. Para celebrar, estará realizando uma pequena programação (curta) de algumas iniciativas independentes, mas importantes, que ocorrerão na cidade durante o período de Festa Literária Internacional, este ano, de 30 de julho a 03 de agosto.

O Circuito Paralelo de Idéias OFF FLIP é uma mostra multicultural que acontece durante a FLIP em Paraty, desde 2005, referência da produção literária de novos autores e da produção cultural local e regional. Atualmente, é produzido de forma interdependente por uma rede de produtores locais e instituições voltadas para a cultura e para o desenvolvimento sustentável de Paraty.

Histórico

A programação literária do Circuito OFF tem reunido mais de cem autores todos os anos. O Prêmio Off Flip de Literatura já revelou, entre outros jovens autores, o poeta paratiense Flávio de Araújo, que publicou seu primeiro livro, Zangareio, pelo Selo Off Flip e já representou Paraty em eventos literários internacionais. O Selo Off Flip já participou de feiras literárias pelo Brasil, como as do Amapá e de Alagoas e, em 2013, marcou presença na Feira de Frankfurt.

O Circuito OFF também já homenageou personalidades locais como os autores Zezito Freire, Themilton Tavares, Irma Zambrotti e Diuner Mello; o músico e agitador cultural Luis Perequê, o jornalista Jorge Miguel e estudiosos ligados à cidade como Marina de Mello e Souza e o casal Tom e Thereza Maia. Além disso, já reuniu representantes da Rede Caiçara de Cultura, movimento regional de resgate das tradições culturais do litoral sudeste brasileiro, incluindo as das populações indígenas e, em parceria com a editora Escrita Fina, juntou autores, educadores e representantes quilombolas e da esfera federal em debates sobre a questão dos afrodescendentes.

Outra atividade marcante da programação OFF Flip sempre foram os Saraus de Poesia, que ao longo dos anos sempre reuniu, de forma alternativa, democrática e informal, expressivo grupo de poetas, autores, contadores de histórias, artistas e público simpatizante em torno da literatura e de demais artes. Destacam-se entre eles, os coletivos: Picareta Cultural (Paraty) – que veio a tornar-se marca registrada do espírito do Circuito OFF, Poesia Maloqueirista (SP), Arte em Andamento (RJ), Abeporá das Palavras (AP), Saravá (MG).

Em 2013, o Circuito OFF, em sua programação cultural, apresentou – numa programação estendida – talentos locais como o grupo de dança contemporânea DançanteAto; a Cia. de Teatro Rosa Carmo Queiroz, com um espetáculo sobre memórias caiçaras, o grupo tradicional Caiçaras Cirandeiros, o grupo caiçara Voz da Natureza, o coral local Encantando e o grupo de batuque tradicional Cia. Kambuí. O evento tem incluído em sua programação também a Rede da Gastronomia Sustentável de Paraty, representada por restaurantes da cidade no Circuito de Pratos Literários, que acontece durante sua realização e apoia a sustentabilidade regional, os produtores rurais e pescadores do município.

Com esse perfil, o Circuito OFF vem envolvendo um número expressivo de editores, escritores, intelectuais, educadores, produtores de cultura e artistas eruditos, populares e tradicionais, no sentido da cultura como diversidade e como intercâmbio de manifestações, enriquecendo a vida cultural da cidade e funcionando como poderoso atrativo turístico, ao fixar em Paraty os visitantes da temporada das férias de julho e aumentando o público durante a Flip.

O Curto Circuito OFF FLIP Ano 10 será realizado através de convênio entre a Associação Nhandeva e a Prefeitura de Paraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


três × = 21